A dica de hoje, é direcionada para educadores que trabalham em processos alfabetização – Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
O Menino Curioso é um software educacional que contém 12 atividades para crianças em fase de alfabetização. Importante destacar que este software foi premiado como a melhor multimídia educacional na França, em 1995 e desenvolvido pelo professor José Antonio Borges (UFRJ). Acessível tanto para crianças de visão normal, quanto para baixa visão ou deficientes visual total.
Apesar de não ser um software livre (seu código fonte) não está disponível, é freeware, ou seja, gratuito, podendo ser baixado neste site:
http://www.audiogamesbrasil.com/curioso.php. È um arquivo (EXE), portanto para Windows, mas funciona no Linux, via Wine.
Neste link pode-se baixar diretamente o SW zipado:
http://www.proinesp.ufrgs.br/softwares/curioso.zipAlgumas atividades disponível no Menino Curioso:
•
Letrinhas – Explorar o teclado digitando letras e conhecendo-as através da associação das mesmas com uma palavra iniciada por ela.
•
Combinum – Combinar pares de numerais com suas respectivas quantidades. Essa atividade apresenta dois níveis diferentes.
•
Continha – Nessa atividade os alunos fazem contas de somar e subtrair de apenas uma parcela e com resultados até 9. Cada resposta certa é um gol que o aluno faz.
•
Figurinhas – Montar um álbum de figurinhas associando letras a palavras que comecem com as letras apresentadas. A cada associação os alunos recebem uma figurinha para colar no álbum.
•
Labirinto – Guiar o menino curioso por um labirinto recolhendo letras para formar uma palavra. Essa atividade tem dois níveis de dificuldade: um labirinto pequeno que forma palavras mais curtas e um labirinto grande que formam palavras maiores e com a escrita mais complexa.
•
Liga pontinhos – Ligar números exercitando a ordem numérica com objetivo de descobrir a figura escondida. Essa atividade contém 10 figuras diferentes para serem descobertas.
•Monta a cena – Escolher entre dez opções de fundos, uma, para montar uma cena inserindo figuras diversas.
•
Quadro de letras – Nessa atividade os alunos, usando as letras do alfabeto, podem escrever palavras diversas no quadro.
•
Quebra quebra – Montar 10 quebras- cabeças reconstituindo as figuras que se quebraram.
•
Inventor – Misturar letras para formar palavras diversas. Tem três níveis de dificuldades.
•
Embaralha – Desembaralhar quadros de 10 cenas trocando os quadros entre si corretamente.
A dedicação do professor Borges, trabalhando em prol da inclusão de pessoas cegas é louvável. Este software é apenas um dos inúmeros projetos desenvolvidos na UFRJ. Além do que compilou diversos jogos para pessoas cegas, em seu site audiogames. Se quiser conhecer e se encantar, acesse: http://www.audiogamesbrasil.com/
Acessem e bom trabalhho.