quinta-feira, 4 de março de 2010

Pensando em Educação. . . “Educar uma obra de arte”

Pensar em educação representa compreender o ato de educar em uma dimensão humana, significa perceber o educando como ser que age, pensa, sente e principalmente interage. Educar pode ser considerado “um ato de amor” “Uma obra de arte”!

A tarefa de educar também é uma obra de arte. Quando o artista olha um pedaço de pedra bruta ele pode enxergar algo belo e significativo que brotará de dentro para fora como resultado de suas marteladas.Fazer a analogia do esculpir com o educar dá a exata visão de que somente artistas que têm a alma aflorada são capazes de produzir o resultado esperado.

Quando o professor olha seu aluno (pedra bruta) o imagina como um profissional competente, cumpridor de seus compromissos e bem sucedido, como resultado de todo um processo de aprendizagens que se dá através dos ensinamentos adquiridos no espaço e tempo da escola.

Para exercer a profissão de Educar é preciso ser paciente e persistente. Não há como chegar a um resultado imediato. O tempo é fator primordial e não adianta ficar de braços cruzados no aguardo, porque se não "martelar" nada sairá.

Para a realização da obra de Educar não existe verdade absoluta, o que deve existir é a compreensão plena do objetivo a ser alcançado e quais ações deverão ser empregadas para atingir este objetivo. As ações surgem em resposta a uma necessidade iminente. Estas ações devem ser repetidas tantas vezes quantas forem necessárias até serem incorporadas, igual às marteladas dando forma à pedra. Não adianta ter pressa, tudo vem com o seu devido tempo.

Assim como o escultor transforma pedra em arte a educação transforma o indivíduo num ser capaz de conviver e atuar em sociedade. É um trabalho árduo, que exige perseverança, dedicação, paciência, lucidez e muito amor.

"Educar é um trabalho de repetição, de exemplo, de firmeza, de manter a palavra dada, de sabedoria, de erros e acertos"

Texto adaptado da autora Cybele Meyer – Educar é Um Ato de Amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário