terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ambientes colaborativos: possibilidades de aprendizagem

Estudos sobre a exploração de ferramentas Web 2.0
Com o advento da internet temos várias possibilidades inovadoras para desenvolver os processo pedagógicos escolares. Um dos aspectos de maior impacto atualmente é a possibilidade de comunicação e interação através de ferramentas digitais e ambientes virtuais, os quais permitem transcender os espaços de sala de aula.
Atualmente um dos grandes focos de interesse dos alunos é a dita “Cultura Digital” da imagem e som. Temos aí o Portal de Vídeos YouTube um dos mais acessados pelos alunos. Esta ferramenta pode ser inserida no contexto escolar, pois possibilita a postagem de vídeo e dispõe de um espaço para comentários. Para postagem de vídeos é necessário ter uma conta no Google, é gratuita, e de fácil utilização. O professor poderá lançar aos alunos o desafio de acessar o vídeo e construir um comentário, uma reflexão a partir de suas orientações, ou critério a serem observados. Deve-se oferecer um momento para acesso e orientação na escola para que o aluno conheça e saiba como proceder para realizar a tarefa, pois nem todos os alunos têm acesso e sabem utilizar este espaço com este propósito. Neste contexto o professor também necessita estar disposto a interagir num outro espaço além da sala de aula, uma vez que será necessário o acompanhamento do desempenho dos alunos no ambiente virtual, uma situação ainda nova para o universo da educação.
Outra ferramenta que poderá ser inserida de modo produtivo é o Twiter, pois oferece a possibilidade de estar conectado com várias pessoas de diferentes lugares. Ainda acompanhar os principais portais de notícias do Brasil e do mundo. Neste contexto o professor poderá criar uma rede de interação, utilizando o seu Twiter em rede com os alunos. Trocando informações e divulgando ideias. Por exemplo: na disciplina de Filosofia no Ensino Médio, pode-se lançar aos alunos twitar frase de filósofos como Nietzsche, trazendo as discussões e reflexões para o contexto da sala de aula.
Temos várias possibilidades de interagir utilizando as redes sociais e ferramentas virtuais. Mas para isso é preciso redimensionar a ação pedagógica e provocar mudanças de concepções e pensamentos de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem no sentido de abrir-se para as diversas situações de aprendizagem que pode-se oferecer, e ousar experimentar novos caminhos.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir