segunda-feira, 15 de março de 2010

Software Menino Curioso


A dica de hoje, é direcionada para educadores que trabalham em processos alfabetização – Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

O Menino Curioso é um software educacional que contém 12 atividades para crianças em fase de alfabetização. Importante destacar que este software foi premiado como a melhor multimídia educacional na França, em 1995 e desenvolvido pelo professor José Antonio Borges (UFRJ). Acessível tanto para crianças de visão normal, quanto para baixa visão ou deficientes visual total.
Apesar de não ser um software livre (seu código fonte) não está disponível, é freeware, ou seja, gratuito, podendo ser baixado neste site:
http://www.audiogamesbrasil.com/curioso.php. È um arquivo (EXE), portanto para Windows, mas funciona no Linux, via Wine.

Neste link pode-se baixar diretamente o SW zipado: http://www.proinesp.ufrgs.br/softwares/curioso.zip

Algumas atividades disponível no Menino Curioso:

Letrinhas – Explorar o teclado digitando letras e conhecendo-as através da associação das mesmas com uma palavra iniciada por ela.

Combinum – Combinar pares de numerais com suas respectivas quantidades. Essa atividade apresenta dois níveis diferentes.

Continha – Nessa atividade os alunos fazem contas de somar e subtrair de apenas uma parcela e com resultados até 9. Cada resposta certa é um gol que o aluno faz.

Figurinhas – Montar um álbum de figurinhas associando letras a palavras que comecem com as letras apresentadas. A cada associação os alunos recebem uma figurinha para colar no álbum.

Labirinto – Guiar o menino curioso por um labirinto recolhendo letras para formar uma palavra. Essa atividade tem dois níveis de dificuldade: um labirinto pequeno que forma palavras mais curtas e um labirinto grande que formam palavras maiores e com a escrita mais complexa.

Liga pontinhos – Ligar números exercitando a ordem numérica com objetivo de descobrir a figura escondida. Essa atividade contém 10 figuras diferentes para serem descobertas.
•Monta a cena – Escolher entre dez opções de fundos, uma, para montar uma cena inserindo figuras diversas.

Quadro de letras – Nessa atividade os alunos, usando as letras do alfabeto, podem escrever palavras diversas no quadro.

Quebra quebra – Montar 10 quebras- cabeças reconstituindo as figuras que se quebraram.

Inventor – Misturar letras para formar palavras diversas. Tem três níveis de dificuldades.

Embaralha – Desembaralhar quadros de 10 cenas trocando os quadros entre si corretamente.


A dedicação do professor Borges, trabalhando em prol da inclusão de pessoas cegas é louvável. Este software é apenas um dos inúmeros projetos desenvolvidos na UFRJ. Além do que compilou diversos jogos para pessoas cegas, em seu site audiogames. Se quiser conhecer e se encantar, acesse: http://www.audiogamesbrasil.com/

Acessem e bom trabalhho.

9 comentários:

  1. Onde podemos encontrar o software menino curioso

    ResponderExcluir
  2. Oi Cindia,

    Gostei das dicas dos sites educativos.

    Claudenize

    ResponderExcluir
  3. Olá Cíndia,
    Amei seu blog, ele estar riquissimo em conhecimentos.
    Parabéns.
    Gilvânia

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu blog, gostei muito dos sites e vídeos sugeridos aqui. Estou fazendo o curso à distancia TICs e me ajudou bastante as informações aqui contidas para realização do módulo que estou! Parabéns... Rita Matheus.

    ResponderExcluir
  5. Oi Cíntia. Boa Tarde.
    Tenho o software original pois alfabetizei minha última filha (hoje com 21 anos) aos 4 anos e meio com a ajuda deste software.
    Chegou a vez da minha neta mas... o software não roda nas versões atuais do Windows e ainda não achei uma atualização ou outra sugestão para driblar o problema... se puder me ajudar, sou grata.
    Maria Imaculada g Santos
    imacg@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não consigo acessar pelo link. Há outra forma? Sou professora do colégio Pedro II e achei muito boa sugestão. Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  7. Você teria dica de sites de audiogames?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, pelo amor Deus sou pedagoga e tenho um aluno Autista está desesperado por esse jogo ele tem hiperfoco. Me ajudem a baixar esse jogo

    ResponderExcluir