Espaço de compartilhamento sobre Tecnologias na Educação. "Ninguém sabe tudo, todos sabem alguma coisa, todo saber está na Humanidade" Inteligência Coletiva (Lévy, 1998)
Pesquisar neste blog
segunda-feira, 15 de março de 2010
Software Menino Curioso
A dica de hoje, é direcionada para educadores que trabalham em processos alfabetização – Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
O Menino Curioso é um software educacional que contém 12 atividades para crianças em fase de alfabetização. Importante destacar que este software foi premiado como a melhor multimídia educacional na França, em 1995 e desenvolvido pelo professor José Antonio Borges (UFRJ). Acessível tanto para crianças de visão normal, quanto para baixa visão ou deficientes visual total.
Apesar de não ser um software livre (seu código fonte) não está disponível, é freeware, ou seja, gratuito, podendo ser baixado neste site:
http://www.audiogamesbrasil.com/curioso.php. È um arquivo (EXE), portanto para Windows, mas funciona no Linux, via Wine.
Neste link pode-se baixar diretamente o SW zipado: http://www.proinesp.ufrgs.br/softwares/curioso.zip
Algumas atividades disponível no Menino Curioso:
•Letrinhas – Explorar o teclado digitando letras e conhecendo-as através da associação das mesmas com uma palavra iniciada por ela.
•Combinum – Combinar pares de numerais com suas respectivas quantidades. Essa atividade apresenta dois níveis diferentes.
•Continha – Nessa atividade os alunos fazem contas de somar e subtrair de apenas uma parcela e com resultados até 9. Cada resposta certa é um gol que o aluno faz.
•Figurinhas – Montar um álbum de figurinhas associando letras a palavras que comecem com as letras apresentadas. A cada associação os alunos recebem uma figurinha para colar no álbum.
•Labirinto – Guiar o menino curioso por um labirinto recolhendo letras para formar uma palavra. Essa atividade tem dois níveis de dificuldade: um labirinto pequeno que forma palavras mais curtas e um labirinto grande que formam palavras maiores e com a escrita mais complexa.
•Liga pontinhos – Ligar números exercitando a ordem numérica com objetivo de descobrir a figura escondida. Essa atividade contém 10 figuras diferentes para serem descobertas.
•Monta a cena – Escolher entre dez opções de fundos, uma, para montar uma cena inserindo figuras diversas.
•Quadro de letras – Nessa atividade os alunos, usando as letras do alfabeto, podem escrever palavras diversas no quadro.
•Quebra quebra – Montar 10 quebras- cabeças reconstituindo as figuras que se quebraram.
•Inventor – Misturar letras para formar palavras diversas. Tem três níveis de dificuldades.
•Embaralha – Desembaralhar quadros de 10 cenas trocando os quadros entre si corretamente.
A dedicação do professor Borges, trabalhando em prol da inclusão de pessoas cegas é louvável. Este software é apenas um dos inúmeros projetos desenvolvidos na UFRJ. Além do que compilou diversos jogos para pessoas cegas, em seu site audiogames. Se quiser conhecer e se encantar, acesse: http://www.audiogamesbrasil.com/
Acessem e bom trabalhho.
quinta-feira, 11 de março de 2010
DICA: Portal Educarede - delicious
O Portal Educarede possui uma página de pesquisa que chamamos atualmente de bookmaks ou seja uma página com dicas de sites com tags – etiquetas que permitem a classificação das fontes de pesquisas por temas.
É uma forma de refinar a pesquisa de acordo com o tema ou assunto que necessitamos.
delicious é um site que foi desenvolvido por Joshua Schachter o e entrou no ar no final de 2003 . Em 2005 foi adquirido pelo Yahoo!
Ele oferece um serviço on-line que permite que você adicione e pesquise bookmarks sobre qualquer assunto. Mais do que um mecanismo de buscas para encontrar o que quiser na web ele é uma ferramenta para arquivar e catalogar seus sites preferidos para que você possa acessá-los de qualquer lugar. Serviço similares, de compartilhamento de links favoritos, costumam ser conhecidos pelo termo em inglês "social bookmarks".
Confira acessando o link abaixo:
quinta-feira, 4 de março de 2010
Dica: Salvando Jogos no Linux
Portal do Professor
"Na tarefa de Educar a informática na educação tem um papel essencial no suporte ao trabalho do professor e na caminhada dsos alunos ao longo de suas aprendizagens. Que os profissionais da educação explorem a informática de forma eficaz nesta rede de ensinar e aprender."
Um espaço com sugestões excelentes para utilização dos recursos da Informática Educativa é o Portal do Professor através do MEC.
No Portal há várias sugestões de aulas e roteiros que podem ser adapatados à realidade de cada instituição e perfil de turma, bem como vários recursos multimídias que são denominados de Recursos Educacionais, apresentados em forma de áudio, vídeo, imagem, experimento, mapa, animação e simulação.
Vale a pena conferir!
Pensando em Educação. . . “Educar uma obra de arte”
A tarefa de educar também é uma obra de arte. Quando o artista olha um pedaço de pedra bruta ele pode enxergar algo belo e significativo que brotará de dentro para fora como resultado de suas marteladas.Fazer a analogia do esculpir com o educar dá a exata visão de que somente artistas que têm a alma aflorada são capazes de produzir o resultado esperado.
Quando o professor olha seu aluno (pedra bruta) o imagina como um profissional competente, cumpridor de seus compromissos e bem sucedido, como resultado de todo um processo de aprendizagens que se dá através dos ensinamentos adquiridos no espaço e tempo da escola.
Para exercer a profissão de Educar é preciso ser paciente e persistente. Não há como chegar a um resultado imediato. O tempo é fator primordial e não adianta ficar de braços cruzados no aguardo, porque se não "martelar" nada sairá.
Para a realização da obra de Educar não existe verdade absoluta, o que deve existir é a compreensão plena do objetivo a ser alcançado e quais ações deverão ser empregadas para atingir este objetivo. As ações surgem em resposta a uma necessidade iminente. Estas ações devem ser repetidas tantas vezes quantas forem necessárias até serem incorporadas, igual às marteladas dando forma à pedra. Não adianta ter pressa, tudo vem com o seu devido tempo.
Assim como o escultor transforma pedra em arte a educação transforma o indivíduo num ser capaz de conviver e atuar em sociedade. É um trabalho árduo, que exige perseverança, dedicação, paciência, lucidez e muito amor.
"Educar é um trabalho de repetição, de exemplo, de firmeza, de manter a palavra dada, de sabedoria, de erros e acertos"
Texto adaptado da autora Cybele Meyer – Educar é Um Ato de Amor